:: notícias e eventos
o renascimento do imperator



futuro centro cultural joão nogueira


sylvio mattos

na manhã do dia 30 de março, surgiu uma nova luz no grande méier. finalmente, depois de 11 anos, a população da zona norte começa a despertar de um sonho, que vinha se arrastando por vários anos.
prefeito eduardo paes, a secretária municipal de cultura jandira feghali e a secretária estadual de cultura adriana rattes formalizaram, no auditório do sport clube makenzie, no méier, duas importantes ações governamentais, que redundarão em grandes benefícios para a zona norte da nossa cidade, especialmente, para o grande méier.

de pé, o prefeito eduardo paes fazendo seu pronunciamento; a seu lado diogo nogueira e a secretária municipal de cultura jandira feghali.

o primeiro ato consistiu na cessão do imóvel do estado do rio de janeiro para a prefeitura da nossa cidade, que por tantos anos abrigou, primeiramente, o cinema imperator, à época, o maior espaço público de apresentação de filmes da américa do sul; posteriormente, essa área foi transformada na casa de show, que tantos e grandiosos espetáculos nacionais e internacionais brindaram milhares de pessoas, até o encerramento das suas atividades.

após a locução diogo nogueira, em nome da família agradeceu ao prefeito eduardo paes, a lembrança do nome do seu saudoso pai, joão nogueira, para esse importante centro cultural da zona norte. na foto, eduardo paes e jandira feghali cumprimentando o representante da família do homenageado; sentado, à direita, sylvio mattos, presidente em exercício da acemeier.

a outra importante ação foi a assinatura do edital de licitação do projeto, que será implementado nessa área e que recebeu o nome de centro cultural joão nogueira. nesse espaço multiuso serão edificadas duas salas para espetáculos teatrais, três salas para projeção de filmes, com 150 lugares cada, área para exposições, livraria, biblioteca, mídiateca, lanchonete, um espaço permanente ao acervo do saudoso artista joão nogueira, além de outras áreas, que serão alocadas posteriormente.
em seu discurso de apresentação, jandira feghali informou que esse projeto está orçado em r$ 15 milhões. esta primeira fase da licitação deverá ser concluída, em torno de cinco meses e a execução do projeto, em 18 meses.
encerrando esse ato público, “o prefeito eduardo paes destacou a importância da revitalização desse espaço cultural, para a zona norte da cidade. a zona norte é a área da cidade que mais se degradou ao longo das últimas décadas. é uma região que carece de investimentos, de infraestrutura e de segurança pública. as pessoas precisam voltar a viver com qualidade de vida nesta área. para isso, ter equipamento cultural é fundamental, porque significa oferecer lazer, integração e dar vida de novo ao centro do bairro do méier. a alma e o espírito carioca estão concentrados aqui na zona norte, lugar de maior criatividade e produção cultural na cidade do rio de janeiro”, concluiu eduardo paes.

encerrada a cerimônia, eduardo paes, adriana rattes, jandhira feghali, diogo e parte da família de joão nogueira.

participaram do evento, além dos já citados, autoridades municipais, destacando-se os vereadores aloísio freitas e s. ferraz, andré luiz dos santos, subprefeito da zona norte, tuninho aires, assessor do secretário da casa civil, diogo nogueira e familiares do saudoso joão nogueira, sylvio mattos vieira, presidente em exercício da associação comercial e empresarial do grande méier – acemeier, jorge barata, presidente da associação de moradores do méier – amme, dra. eliane de vasconcelos santos da costa, presidente do ccs da aisp3, representantes dos clubes de serviços e sociais do grande méier, além de expressivo número de moradores e comerciantes da área.

clique aqui